segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O TIME DOS SONHOS


É interessante quando vemos enquetes realizadas por diferentes faixas etárias. Se a pesquisa fosse na Internet,qual seria a possibilidade de aparecer Oreco,Nena e Tesourinha na seleçao do Inter de todos os tempos?
Acho muito pequeno e pouco inteligente quando alguem me diz que não votaria em Falcão por que nunca o viu jogar..Ora, vá atrás! Até concordo quando se fala de Ribeiro e Lampinha que nos deram o primeiro titulo gaúcho em 1927. Mas de jogadores da decada de 70,por exemplo, é inaceitável. Com as ferramentas que a tecnologia nos proporciona hoje em dia, nada justifica um verdadeiro torcedor renegar um genio como Carpegiani ou o maior goleador da historia do Gigante como Valdomiro,por não tê-los visto jogar.
Eu não vi em ação Tesourinha e Oreco,por exemplo. No entanto, pesquisei em jornais e revistas e ouvi muitas pessoas de confiança e que entendem de futebol.Portanto, me sentiria a vontade em votar nestes nomes,se fosse o caso.

Da turma acima, dos 11 jogadores, vi 7 em ação. Sou um abençoado. E posso lhes afirmar: Fernandão está nesta escalação somente por sua importancia no mundial,porque por bola, Flavio Minuano, Claudiomiro e Larry estão anos luz a frente do nosso capitão.

A partir da proxima edição, vamos nos concentrar no árduo caminho da Libertadores.
Um abraço.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

UNIFORME COLORADO 2011,RETRÔ?




Por:João Munari
Viro o foco para a questão estetica do uniforme pra não ter que me aborrecer com a parte tática do time do Celso Roth.Um time que tem 2 laterais que jogam ao estilo dos anos 40,jamais passando da linha do meio campo e um meio campo que joga lateralmente ate perder a bola.
Todos,a exceção da diretoria,que vive um mundo encantado, sabem que o tradicional atrito com a torcida recomeçou. Agora ele fará o que sempre fez: irá teimar.contrariar a todos,irritar tanto,que ali na frente será demitido,como sempre.
Bom ,após abandonar o uniforme do mundial interclubes, o mais bonito fardamento colorado desde 1979, finalmente foi apresentado a coleção 2011.
E,quem diria! Indaguei,fui atrás da foto aí acima,conversei com torcedores daquela década,consultei colecionadores,enfim,tanto pesquisei sobre a "Misteriosa camiseta reserva dos anos 70" e não é que o nosso marketing tambem vinha estudando em sigilo a mesma camiseta?
Impressionante..
O marketing explica que o novo uniforme segue uma tendencia retrô dos anos 70. Bom ,na minha opinião,a camiseta vermelha não tem nada a ver com os anos 70. Mas tudo bem, certas coisas são ditas mas não são comprovadas.Normal.
Em relação ao uniforme branco,que até achei razoável, seguem algumas observações. Apenas opinião pessoal:
1- A faixa vermelha jamais poderia ter nome do Banrisul,dentro. Destaca demais.Parece o time do Banrisul e não do Inter;Poderiam colocá-la abaixo,obviamente;
2- Porque a gola "V" não é vermelha, como da foto acima dos anos 70?
Dá a impressão de que esqueceram disso na hora de fazê-la;
3- O uniforme branco foi apresentado com calção vermelho e, no entanto, deveria ser em branco,como na foto.Muito mais elegante.
Que o vento da esperança retorne aos nossos corações vermelhos.
Um abraço.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

A PROFECIA DE CARPEGIANI




João Munari
Existe quase que um consenso na vida colorada: Paulo Cezar Carpegiani foi um dos maiores meio campistas de todos os tempos do Internacional. Foi titular no meio campo da seleçao brasileira na Copa de 74 e do octa campeonato gaucho participou de 7 conquistas.
Sabemos que foi o grande maestro no épico ano de 1975,porém, o resgate de hoje talvez tenha passado esquecido pelo próprio Carpegiani,quando afirmou :
"Nós vamos provar que estamos jogando o melhor futebol do Brasil,ganhando o próximo campeonato nacional".
A frase acima foi proferida por Carpegiani na Revista Oficial do Internacional em novembro de 1974. No proximo ano, para comoção alvi rubra, conquistaríamos o titulo do "CAMPEONATO NACIONAL DE 1975". Essa nem ele lembrava.
OBS:
Uma pena a qualidade na imagem do jornal acima,porém, uma nota espanta naquela edição:
Escurinho ,sozinho, marcou mais gols do que quase todos os times do campeonato brasileiro de 1974.Impressionante!
Por isso, aquele time ao lado do Santos de Pelé e do Botafogo de Garrincha seja considerado um dos melhores times de todos os tempos no futebol brasileiro.
Não é pouca coisa.