sábado, 23 de abril de 2011

A ESPERA DO NOVO INTER DE FALCAO

Falcão jogava num time tão fantástico, que para todos jogarem, cogitou-se colocá-lo novamente de centromedio após o bi em 76.


A coisa que eu mais espero nesta nova era colorada ainda não pude perceber em campo: O abafa na saída de bola. Em duas entrevistas Falcão se referiu a este sistema que era um tormento aos adversários dos anos 70, mas sinceramente,ainda não percebi. Vejo, e entendo, que o time ainda tem os macetes do ex treinador marcando muito atrás e com alguma dificuldade para se impor em campo.


A exemplo da maioria, estou confiante , principalmente com duas teses que muito defendi na hora do chopp com os amigos e nunca vejo um time tentar:


1) Fora de casa marcar jogando adiantado e abafando a saída de bola. Poderia ser surpreendente,mas os tecnicos temem e preferem apenas especular,sempre;


2)Fora de casa, após marcar um gol ,não permitir em hipótese alguma que o time recue.Pelo contrário, ser mais agudo e tentar definir o jogo. O adversário sempre está acostumado com a idéia de que se tomar um gol em casa, o outro time irá se encolher.


Falcão aparenta ter estas idéias na cabeça,mas alguns vícios de jogo são muito difíceis de mudar. A falta de ousadia na casa do adversário é uma cultura que está há muitos anos entranhada no nosso futebol. Se ele tentar ,eu já estarei satisfeito. O que espero de um treinador inteligente é que ele ouse,inove, arrisque.


Mas algumas mudanças,ainda mais tão agressivas assim, são difíceis de serem assimiladas e levam muito tempo, a menos que as pessoas pensem na mesma direção e tenham força de vontade.


Avante Falcão!


João Munari


segunda-feira, 4 de abril de 2011

UM ESTÁDIO EM MOSAICO OU TODO VERMELHO?

Por: João Munari


Amigo,


Sei que aproxima-se o jogo contra o Jaguares e que temos muita coisa para acertar no nosso time.


A mecânica de jogo ainda não engrenou,mas sinceramente nessa primeira fase acho que sairemos líderes sem maiores sobressaltos. A única coisa que eu testaria,sem querer bancar o diferente seria botar o Juan ou o Rodrigo Moledo do Inter B ao lado do Bolívar. Aliás, o Moledo, parece-me rápido,forte e não rifa a bola toda a hora. Acho que o dia em que tiver uma chance neste time principal não sairá mais. Mas tem que dar uma chance pro guri. O outro Rodrigo, aquele do carteiraço, larguei. É lento,baixo e metido a lançador.



A foto acima?


Ah! Eu não vou desistir da minha proposta: já qu estamos em plena fase de reformas no Gigante, porque não avaliar a hipótese de termos um estádio inteiramente vermelho como o do Manchester, ao invés do tal Mosaico que temos hoje? Será que a torcida não poderia ,pelo menos opinar a respeito?


No mais siga tua senda de vitórias,amado Alvi Rubro !