A coisa que eu mais espero nesta nova era colorada ainda não pude perceber em campo: O abafa na saída de bola. Em duas entrevistas Falcão se referiu a este sistema que era um tormento aos adversários dos anos 70, mas sinceramente,ainda não percebi. Vejo, e entendo, que o time ainda tem os macetes do ex treinador marcando muito atrás e com alguma dificuldade para se impor em campo.
A exemplo da maioria, estou confiante , principalmente com duas teses que muito defendi na hora do chopp com os amigos e nunca vejo um time tentar:
1) Fora de casa marcar jogando adiantado e abafando a saída de bola. Poderia ser surpreendente,mas os tecnicos temem e preferem apenas especular,sempre;
2)Fora de casa, após marcar um gol ,não permitir em hipótese alguma que o time recue.Pelo contrário, ser mais agudo e tentar definir o jogo. O adversário sempre está acostumado com a idéia de que se tomar um gol em casa, o outro time irá se encolher.
Falcão aparenta ter estas idéias na cabeça,mas alguns vícios de jogo são muito difíceis de mudar. A falta de ousadia na casa do adversário é uma cultura que está há muitos anos entranhada no nosso futebol. Se ele tentar ,eu já estarei satisfeito. O que espero de um treinador inteligente é que ele ouse,inove, arrisque.
Mas algumas mudanças,ainda mais tão agressivas assim, são difíceis de serem assimiladas e levam muito tempo, a menos que as pessoas pensem na mesma direção e tenham força de vontade.
Avante Falcão!
João Munari