domingo, 23 de agosto de 2009
QUALIDADE E DISCIPLINA
O ideal é termos bons jogadores com mais disciplina tática em campo.Por exemplo,de um Sandro eu posso esperar mais aplicação ,pois com a bola eu sei que ele jogará.Agora,com um volantão da vida, eu somente terei aplicação,jamais bola para ganhar um jogo.
Sei que a tendência é entrarmos a semana pedindo mais pegada ou mais volantes.Não quero ir na contramão, mas vejo dois caminhos:
1-Acertar a postura de Sandro , Guinazu e Giuliano.Não dá para sair todo mundo e deixar os zagueiros no mano a mano. São bons jogadores e inteligentes,portanto,não deve ser difícil instruí-los;
2-Lembremos que D'Alessandro,Edu,Fabiano Eller e Indio não estão jogando.Isso sem contar com Walter que seria um ótimo reserva .
Com este elenco completo e alguns ajustes táticos eu posso esperar alguma coisa,senão, seremos como a maioria neste campeonato: comum e esforçado!
terça-feira, 18 de agosto de 2009
JOGO A JOGO
sábado, 8 de agosto de 2009
A CULTURA DA DESTRUIÇÃO DE JOGADAS
Os outros 2,João e Daison Pontes, notabilizaram-se pela violência com que disputavam cada palmo do campo.Para se ter uma idéia,Daison é o recordista na CBF com 18 expulsões na carreira e o título de ser o 1.jogador a ser expulso de campo por agressão ao árbitro porque,segundo Daison:"apitar o segundo penalti no mesmo jogo só pode ser marcação comigo.."
Para fechar sua incendiária carreira, foi expulso do Flamengo/RJ com 3 meses de clube por ...agressão num coletivo. Por incrível que pareça, até a partida de despedida dos flamantes zagueiros acabou em pancadaria!
Fiz esta introdução pois quero dizer que ,na minha opinião, estamos passando por um grande problema de foco. O princípio deste esporte é jogar futebol.Em décadas passadas,mesmo perante a violência de zagueiros como João e Daison, predominava a busca pelo gol e o toque de bola.
Falcão está coberto de razão ao afirmar que o "futebol está perdendo parte do seu encanto devido a cultura da destruição de jogadas que hoje prevalece sobre a tecnica.." Ele segue a coluna,esplendida na minha opinião, aonde afirma que os treinadores,na maioria, não se preocupam em construir jogadas e estimular o drible e as triangulações.
A maioria só quer saber de marcação e bloqueio.Por fim, Falcão reconhece que futebol é um esporte de contato físico mas como o objetivo é tentar impedir o outro de jogar muitas vezes os dois times em campo conseguem isso.
No fim de sua coluna ele ainda afirma que a única jogada ensaiada é a bola parada como se isso exigisse grande planejamento!
Acho ainda lamentável a atuação da imprensa que, para ficar de bem com as torcidas, afirma que o time A tem mais habilidade,porém, o time B tem mais pegada.Ora,mas o que é isso?! É dever de um formador de opinião não mascarar times pobres tecnicamente com esta conversa fiada de que são times pegadores!
Devido a esta distorção de foco hoje se escuta no estádio jovens dizendo que jogar bem não interessa !O que vale é chegar junto e mostrar quem manda aqui !
Somos responsáveis pela cultura futebolística que deixaremos aos nossos filhos. É lógico que marcação é importante,porém, o príncipio do esporte é de que as equipes que jogam melhor e dominam seus adversários,,geralmente vencem seus jogos.
João Munari