quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

AILTON CORREA ARRUDA, O LENDÁRIO MANGA




Os deformados dedos de Manguita Fenomeno!
Está chegando em Porto Alegre um goleiro com uma biografia impressionante de títulos e conquistas pelo Boca.
Isto já ocorreu lá nos anos 70 e o impacto igualmente foi muito expressivo.
Esta pesquisa eu já havia feito anteriormente,porém, acho apropriado resgatarmos a lendária figura de AILTON CORREA ARRUDA, o goleiro Manga.
Fora de campo um homem sem regras que jogava todo o premio do bicho em jogos de Poquer.Pior ainda, chegou a ficar 40 anos sem ver 2 filhos.
Dentro de campo..UMA LENDA
Apesar de fracassar na Copa de 66 impressionou a todos nos treinos por pedir que chutassem forte e de perto,segundo relato de Pelé e companhia.
Chegou em 1974 vindo do Nacional de Montevideu com a bagagem carregada de conquistas expressivas,dentre elas,uma Taça Libertadores e um Mundial Interclubes.
As fotos acima mostram os dedos deformados ,fruto de uma época em que divididas com atacantes eram consideradas lances normais.
OS TITULOS DE MANGA
Bi campeão pernanbucano em 55 e 56 (Sport);
Multi campeao Carioca:61,62,67 e 68(Botafogo);
Multi campeão RJ/SP: 62,64,66(Botafogo);
Tetra Campeão Uruguaio:69,70,71,72 (Nacional);
CAMPEAO DA LIBERTADORES 71(Nacional)
CAMPEAO MUNDIAL INTERCLUBES 71(Nacional)
Tri campeão Gaúcho 74,75 e 76 (Internacional)
BI CAMPEÃO BRASILEIRO: 75 e 76 (Internacional)
Você sabia que 26/4 é o dia do goleiro numa homenagem da CBF pela data de aniversário do goleiro Manga?
Frase de Manga na despedida:
"Acreditem,nunca haverá um goleiro como Manga!"

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A FORNECEDORA NO CENTRO DAS DECISÕES





Quem decidiu a mudança nos simbolos? Os clubes ou a Reebok?





O maior sambista da história de Sao Paulo ,Adoniran Barbosa, completaria 100 anos neste carnaval. As patrocinadoras do carnaval paulista ( que decidem os temas ) não homenagearam o autor de "Trem das Onze " e "Iracema" alegando outras estrategias de mkt...outra punhalada na história.

Quando o mkt colorado anunciou o novo emblema colorado ,um dos argumentos apresentados era o de obter maior penetração em outros mercados e trazer maiores dividendos ao nosso clube. Alem disso, o nosso clássico emblema era confundido no exterior com "Porto Alegre" e as iniciais SCI não eram claras no mercado internacional,etc..

Num primeiro momento,até por ser um tema novo, a estrategia foi muito bem recebida e mostrava-se muito bem elaborada.
Eis que um amigo,o Ico,ou Joal para alguns, alertou-me que o simbolo do Cruzeiro,que casualmente tambem é Reebok, mudou e ficou com um desenho muito parecido com o colorado.
*Conclusão alarmante: então a estratégia é da Reebok e não dos clubes!!

A questão que fica é intrigante: até onde vai a influência da"parceira" dentro do Conselho Deliberativo de 2 dos maiores clubes brasileiros, a ponto de alterarem estatutos e mudar até o simbolo dos clubes?

Chego a conclusão de que os nossos clubes terceirizaram por completo tudo que diz respeito a imagem (emblema e uniformes).

Pode parecer radicalismo,porém, com a atual liberdade de decisões,não duvidem se ainda tivermos o nosso emblema na manga ou nas costas.Argumento? Estratégias de marketing....
Desperte Conselho Deliberativo!

Boa semana.
João Munari

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

SPORT CLUB REEBOK







Para não demonstrar apenas o lado amargo,o texto abaixo apresenta um certo tom irônico. Compreenda.
Na noite desta terça feira no Margs,a Reebok apresentou seu novo uniforme para 2010..
Para a ocasião, muitas pessoas foram convidadas, inclusive integrantes da diretoria colorada..
Em 2010 a Reebok decidiu ampliar sua cota de logotipos frontais ,mesmo sendo a única coisa que se vê quando um jogador dá entrevista,afinal, está na altura da garganta.
O dpto de Mkt da Reebok resolveu ampliar sua participação e agora,ao invés de vermos 3 logotipos frontais da marca (ombros e garganta),ganhamos mais 2 logos enormes na altura de cada costela...
O uniforme foi mantido em segredo absoluto e estava sendo elaborado desde setembro de 2009 (!!),segundo entrevista do sr. Vitorio Pifero..
Semanalmente os reporteres tentavam dscobrir algo sobre este secreto uniforme,mas a Reebok não deixava pistas,afinal, sua equipe de designs estava engajada finalizando as tendências do mundo esportivo...
Na noite de terça feira,após bonita cerimônia,chegou a apresentação para os que devem comprar mas não podem opinar.
E o que vimos estupefatos?
Praticamente a mesma camisa de 2009,com 2 novas aspas brancas (tendência de moda mexicana ) e mais 2 logotipos enormes da Reebok...
Mas o departamento de Mkt da Reebok compreende o lado da história do clube e ainda permite que tenhamos o simbolo na parte frontal da camiseta..
Trabalho na Indústria Farmacêutica,portanto, não tenho nenhum interesse neste assunto que não seja o de tentar preservar o pouco que ainda resta das raízes do nosso clube.
Em nome de "Estratégias de Mercado" já mexeram no simbolo,no tom do vermelho,na cor dos números ...
Colorado, a camiseta 2010 não é feia ,mas se você discorda destas decisões do mkt da Reebok,proteste de maneira democrática,deixe sua mensagem no site do clube.
Se não resolver,bom ,compre camisas retrô autorizadas pelo clube e boicote este uniforme,quem sabe a fornecedora não passe a ouvir seus clientes.
Boa semana
João Munari

sábado, 6 de fevereiro de 2010

ESTÁDIOS VERMELHOS




Estádio Da Luz(Benfica) e Old Trafford (Manchester)
Amigos,
se o Internacional alcançar seus objetivos estratégicos,seja com a venda dos Eucaliptos ou com alguma possível linha de financiamento,veremos em breve,grandes transformações no nosso estimado "Gigante da Beira Rio".
Na condiçâo de sócio atento e envolvido com as coisas do clube, acho que temos o direito de opinar e dar sugestões.
Pois bem , é apenas uma idéia:
Internamente o nosso estádio é bem bonito,mas será que a exemplo dos estádios acima,o Old Trafford do Manchester e o Estádio da Luz do Benfica,o Gigante tambem não ficaria lindo com a maior parte das cadeiras em vermelho?
Para a Copa do Mundo o Estádio Ellis Park na África do Sul tambem estará com todo o anel inferior com cadeiras vermelhas.
As fotos acima causam uma ótima impressão,não é mesmo?
Não custa sonhar: quem sabe o Mkt colorado não disponibiliza uma enquete no site do clube sobre o tema acima?
Boa semana a todos
Joao Munari

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O MKT ALIADO A HISTÓRIA DO CLUBE

Elegante uniforme utilizado na festa do cinquentenário colorado

Naquele distante ano de 1959 realmente os tempos eram outros. Não havia a necessidade de faturarmos vendendo a frente da nossa valorosa camiseta. Da mesma maneira, não precisávamos vender espaços nas mangas e nas costas,hoje ocupadas por letras garrafais..
Naquela festa do cinquentenário nosso time foi a campo com um uniforme inteiramente branco.O vermelho aparecia nos punhos,na gola e nos números.Tudo com um toque de classe e categoria,bem como exigimos de um clube com a grandeza do Internacional.

Hoje,ainda não podemos votar na escolha do uniforme colorado,portanto,aguardemos. O marketing apresentou um uniforme bonito e discreto em 2009. Ainda bem que superamos aquela fase de aspas e adornos ao melhor estilo mexicano de alguns anos atrás.

A única coisa que penso estou vendo no Flamengo: o clube irá lançar uma camiseta azul e amarela. Terá aliado as necessidades do mkt em promover e vender camisetas com a história ,afinal foi um clube de regatas há décadas atrás.
Viram? Mkt ,avanço tecnológico e história do clube. Tudo andando na mesma direção.

Enquanto isso, sobre o uniforme da Libertadores,paira grande expectativa !
João Munari

TRANQUILA VITORIA ALVI RUBRA

Neste grenal marcado pela PAZ, a nossa colorada da foto levou a melhor!
Acho que tudo já se disse sobre o clássico,portanto, deixo apenas a minha impressâo final:
o grenal foi tranquilo, acho que já a partir dos 10 minutos iniciais amarramos qualquer chance de vitória por parte dos azuis. O jogo transcorreu sereno.
Pode parecer arrogância,mas acho que a única coisa que nos faltou foi matar o jogo antes e esperar o tempo passar.

obs* Quse 10 anos invictos em grenais pelo campeonato gaúcho...Será um sinal de que o clássico aproxima-se do fim?

Joao Munari