sexta-feira, 22 de outubro de 2010

PEDRO CARNEIRO PEREIRA,o narrador das emoçoes

Última foto antes do trágico acidente
Por:Joao Munari
Nesta quinta feira completou 37 anos do falecimento daquele que é considerado o melhor narrador esportivo que o Rio Grande já teve:Pedro Carneiro Pereira.
A relação deste assunto com o Internacional é , no mínimo ,curiosa e nunca mais se viu algo parecido num estádio brasileiro.
Pedrinho ,como era conhecido, alem de narrador esportivo era Diretor de Esportes da Radio Guaiba e um amante do automobilismo. Era considerado um ícone no jornalismo brasileiro.
Na tarde de 21/10/1973 disputando uma prova em Tarumã,seu carro chocou-se violentamente contra o carro de Ivã Iglesias. Os dois veículos explodiram e os pilotos morreram carbonizados. Os bombeiros não estavam capacitados para um acidente daquelas proporções.
Naquela mesma tarde, no Gigante da Beira Rio ocorria o jogo Internacional X São Paulo,pelo Campeonato brasileiro de 73.
Quando a trágica noticia chegou,houve panico na imprensa e um silencio começou a tomar conta do estádio. Estavam na cabine o narrador Armindo Antonio Ranzolin e o comentarista Rui Carlos Ostermann (ambos da Guaíba na época). Numa atitude inusitada, decidiram suspender a jornada esportiva e colocaram musicas sacras no lugar.
O árbitro Arnaldo Cezar Coelho estranhando o silencio da torcida dirigiu-se ao auxiliar na beira do gramado. Assim que recebeu a noticia, o árbitro interrompeu a partida e realizou 1 minuto de silencio.Os jogadores vinham a beira do campo a todo instante para saber mais noticias sobre a tragedia.
Você já viu algo assim?

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

FLORINDO,O GIGANTE DE ÉBANO



Florindo, o Gigante de Ébano,ao lado do goleiro Milton


Florindo foi fundamental na conquista da seleção brasileira no Pan americano de 56.

Enquanto muitos pensam que somente nesta decada começamos a vencer o Boca Juniors ,lá, no inicio dos anos 50,Florindo foi decisivo na esmagadora vitoria colorada de 4x2 contra os argentinos. Foi noticia de jornais Brasil afora, uma magistral bicicleta de Florindo na altura da trave nos instantes finais de um grenal decisivo.


Durante muitos anos foi unanimidade na torcida colorada que Florindo era o maior zagueiro da história do Internacional. Com o surgimento de Figueroa,os debates tornaram-se intensos. Afinal que é melhor: Florindo ou Figueroa? Anos mais tarde Gamarra entraria neste debate.


Uma lei natural da vida desequilibrou os debates. Com o passar dos anos, os defensores de Florindo que jogou nos anos 50,começaram a partir para a posteridade! Por isso alguns debates me irritam tanto. Dentro de pouco tempo, grande parte da torcida talvez até venha a negar a existência de Florindo. Tudo bem , paciencia. Azar de quem não viu jogar,dentre os quais eu por exemplo.


A boa noticia é que Florindo está vivo,tem 80 anos e segue com uma saúde de ferro. Atualmente mora em Arroio dos Ratos,rodeado de netos.


Florindo ,um dos 3 maiores zagueiros da história do Internacional. Isto não é pouca coisa.