terça-feira, 11 de janeiro de 2011

CAMPANHA DE SOCIOS NA HISTORIA COLORADA




Por João Munari
Hoje somos tomados pelo orgulho de contarmos com mais de 100 mil sócios no Internacional. Realmente é uma façanha termos alcançado o posto maximo na America do Sul e estar dentre os 6 primeiros do planeta.
Sempre fomos obstinados com o atingimento de tais metas: maior torcida do Rio Grande, maior número de sócios.. e por aí vai.
Dois fatos nestas fotos:
1}Já na época do lendário Rolo Compressor observamos uma legítima ação estrategica de marketing;
2}E,conforme publicação oficial do Internacional de 1974, o clube montou toda uma estratégia para chegar ao fantástico número de 100.ooo sócios em 1975. Conforme texto anexo, observe que existiam muitas semelhanças no plano de ação da época e o atual. Teria sido uma inigualável façanha, afinal, os meios de comunicação eram escassos (rádio na capital,jornal e raramente jogos na tv) e a população era muito menor do que a atual.
Ainda não descobri o que deu errado,talvez o que relatei acima somado a um controle pouco eficaz .
Só em tentar atingir tal meta e com os recursos da época, a esquecida campanha dos anos 70 deveria ser considerada um case de marketing.
Por fim ,uma singela opinião aos atuais mandatários do Internacional: se a torcida não se orgulhar nem confiar no time que está em campo, nenhuma campanha de marketing irá prosperar.
Sempre foi assim: o time leva a torcida.O contrário é folclore.
abraço
João Munari

Um comentário:

Julio Cezar Colbeich disse...

Obrigado por viistar o Inter Campeão de Tudo. Vamos fazer do Inter o maior também nos blogs. Muito legal o teu blog!
abraço
Julio Cezar Colbeich