quarta-feira, 13 de maio de 2009

CAÇAPAVA,um búfalo a frente da zaga















Um jogador destes seria muito importante num jogo de Maracanã.Estreou no Internacional em 1974.Até a subida para os profissionais era,acreditem,ponta direita nos juvenis.Embora muitos digam que o meio campo mais tecnico da década de 70 tenha sido Falcão,Paulo Cesar e Escurinho, foi somente com a entrada de Caçapava de centromédio que aquela lendária equipe azeitou de vez liberando Falcão e Paulo Cesar para armar. Era um jogador muito forte,marcador implacável e errava poucos passes.Rivelino na semi final de 75 disse que se impressionou com a vitalidade e como Caçapava "bufava" perto dele.Um dos nosso maiores centromédios foi o grande destaque naquela mágica tarde no Maracanã ao lado de Paulo Cesar(como chamávamos Carpegiani aqui no sul) quando vencemos o Flu por 2X0 na semi final .
É sobre Caçapava a famosa frase de Figueroa:" Com Caçapa na frente da área jogo tranquilo até os 40 anos!"
Na véspera de um jogo terrível contra o Santa Cruz de Recife, que era um grande time nos anos 70,Falcão e Caçapava ficaram no mesmo apartamento na véspera do jogo .Falcão sabia que se o Inter não anulasse Ramon,o maior jogador do Nordeste,poucas seriam as chances coloradas.Quando Caçapa retornou do banheiro Falcão desligou o rádio e deixou o búfalo intrigado:Ué! O que houve? Nada não ,disse Falcão .É este tal de Ramon que fica dando umas entrevistas para te chatear...Disse que nunca ouviu falar de Caçapava e que deve apenas ser mais um bobo no futebol...Naquela noite,conta Falcão,Caçapava não falou mais.Na hora do jogo os dois times em campo e o olhar de Caçapava fixo em Ramon que dava entrevistas ás rádios.
Bem,quando o árbitro apitou o inicio de jogo a bola foi lançada para Ramon que foi violentamente arremessado para fora de campo.Os jogadores colorados correram e assistiram ainda Caçapava urrando na cara de um apavorado Ramon: ME RESPEITA FILHO DA ... POIS NA PRÓXIMA TE MATO! O Internacional venceu o jogo por 2X0 e a atuação de Ramon foi considerada discreta pela imprensa local.
Caçapava deveria ser lembrado e melhor atendido pelo clube que ele tanto amou.
Os tempos são outros ,sei, mas, em jogo de Maracanã lotado é hora de vermos toda a eficiência e maturidade do promissor volante Sandro.Acho que muito de um jogo entre Flamengo e Internacional passa por aí.
Joao Munari

Nenhum comentário: