segunda-feira, 12 de abril de 2010

O BRASIL DE 82 E O FUTEBOL ATUAL

Até o destino acusou o golpe: o estádio Sarriá onde o estupendo selecionado brasileiro foi eliminado,acabou demolido em 1997.



Como não sou(e não devemos ser) torcedores de resultado, fico com um dado que parece-me definitivo: todos que se propuseram a escrever um livro sobre as maiores seleções de todos os tempos, incluem a Seleção Brasileira de 82,mesmo que aquela não tenha vencido a copa.Aliás, Milton Leite ,narrador e apresentador do "Bem Amigos" é mais um que chega a Porto Alegre para lançar um livro sobre a História das maiores seleçoes brasileiras e inclui a de 1982 no rol das vencedoras.

Hoje temos um marketing avassalador que levanta a carreira dos mais suspeitos jogadores. Mesmo com este marketing agressivo temos dúvidas sobre a qualidade dos laterais e dos volantes de contenção.Todo mundo sabe que Kaká é muito bom,porém, você que acompanha futebol há algum tempo acha sinceramente que este é aquele jogador que diz"bola em mim"!?
Não quero comparar as seleçoes mas afirmo que somente Valdir Peres não estaria no atual grupode operários de Dunga.

Zico e Falcao afirmam e como integrantes da galeria dos 20 maiores jogadores de todos os tempos ,temos que dar credito:
"Para o bem do futebol , o futuro dirá que a Seleçao de 82 ensinou muito mais
do que algumas seleções que venceram sem brilho e pouco acrescentaram para a cultura do futebol".
Nos empilhavamos em frente a tv em 82 para ver um futebol de alta tecnica. Somente posso aceitar o chute de bico se for dado por um jogador do meu time,afinal,na realidade dos clubes é preciso superação extrema para atingir as conquistas.Na Seleção,quando alguem chegar para quebrar eu espero um lençol categorico do nosso jogador e que esse saia jogando com naturalidade.Assim fui criado e assim serei sempre. Na seleção quero os diferenciados.

Guardadas as gigantes proporções da realidade colorada, afirmo que o problema atual colorado é a desesperança. A atual cultura colorada está contradizendo a nossa história. Temos jogadores disciplinados taticamente que jamais ousariam uma jogada diferenciada. Todos são bons moços.

Não posso tolerar que enfrentando um Ipiranga destroçado no 2. tempo o nosso time fique tocando a bola para os lados,em pleno Beira Rio,esperando o tempo passar. ISTO É UMA MEDIOCRE FALTA DE AMBIÇÃO! Serve apenas para justificar o futebol dos medianos e acomodados.

Encerro com a sábia frase do Paulo Roberto Falcâo: " Não sou contra as equipes que ganham de 1X0,apenas sou a favor daquelas que vencem por 1X0 jogando um futebol convincente.."

Boa semana
João Munari












Nenhum comentário: