



Temos que seguir o exemplo da nossa musa acima. Ela já iniciou os preparativos para 2010.
O ano findou e fomos vice campeões do Brasil. Voltamos a ser exigentes: é tudo ou nada! Este espirito é importante,porém, não façamos terra arrasada. Se desmancharmos toda a nossa base, imagine o que terão que fazer os clubes que,de novo, não disputaram nada...
Acho o mesmo que todo mundo: precisamos de um goleiro,um lateral direito,um armador diferenciado e um atacante que volte a nos encantar.No mínimo isso.Porém, se conhecemos Fernando Carvalho teremos surpresas nas contratações.Nomes consagrados como Fred ou Kleber do Cruzeiro são as habituais especulaçoes da imprensa(pra variar) e não combinam com o estilo do nosso dirigente de futebol.
Precisamos de uma pré temporada minuciosa e temos que acreditar na avaliação da diretoria sobre o Inter B. Os titulares não devem voltar apagando incêndio no meio do gauchão. Nosso time principal deve jogar apenas partidas pontuais para ajustar seu time.
No mais, vem aí toda aquela adrenalina de 2006 ! Oremos!
Joao Munari



Mario sergio na saudosa conquista do tri campeonato brasileiro em 79
Se for para olhar a Luíze Altenhofen,tudo bem! Afinal, nela qualquer camiseta rídícula fica perfeita!
Passamos por um turbilhão difícil de entender. Claramente não temos comando, pois quando se vê Sandro e índio tentando tabelar na linha de fundo do adversário é porque ninguem obedece mais nada nem a ninguem.
Atualmente somos um time que tabela para os lados até perder a bola,enquanto nossos dirigentes tomam champagne nos camarotes pelo continente afora.
Para finalizar o quadro de horrores vemos um departamento de marketing submetido aos caprichos da fornecedora de material esportivo. Mas o que é isso?? Aceitar que um clube centenário entre em campo com um uniforme que homenageia o Xv de Novembro de Campo Bom?!
Tentam nos calar com esta conversa mole de que "é uma tendência europeia" quando na verdade,os grandes clubes europeus ,no ano do centenário,costumam utilizar o modelo mais proximo do original e/ou o primeiro utilizado na sua história.
Se nem no centenário respeitam nossas tradições...




Esta bela mineira chegou ontem a Porto Alegre disposta a marcar presença.
A imagem acima diz muita coisa ! Cobrar dedicação de um Falcão seria o sonho de um treinador! É lógico,pois futebol ele tinha de sobra! 
Lá nos anos 70 ,três irmãos entraram para a história do futebol brasileiro.Um deles,Bibiano Pontes, jogou quase 10 anos no Internacional com caracteristicas de velocidade e habilidade.Fiz esta introdução pois quero dizer que ,na minha opinião, estamos passando por um grande problema de foco. O princípio deste esporte é jogar futebol.Em décadas passadas,mesmo perante a violência de zagueiros como João e Daison, predominava a busca pelo gol e o toque de bola.
Falcão está coberto de razão ao afirmar que o "futebol está perdendo parte do seu encanto devido a cultura da destruição de jogadas que hoje prevalece sobre a tecnica.." Ele segue a coluna,esplendida na minha opinião, aonde afirma que os treinadores,na maioria, não se preocupam em construir jogadas e estimular o drible e as triangulações.
A maioria só quer saber de marcação e bloqueio.Por fim, Falcão reconhece que futebol é um esporte de contato físico mas como o objetivo é tentar impedir o outro de jogar muitas vezes os dois times em campo conseguem isso.
No fim de sua coluna ele ainda afirma que a única jogada ensaiada é a bola parada como se isso exigisse grande planejamento!
Acho ainda lamentável a atuação da imprensa que, para ficar de bem com as torcidas, afirma que o time A tem mais habilidade,porém, o time B tem mais pegada.Ora,mas o que é isso?! É dever de um formador de opinião não mascarar times pobres tecnicamente com esta conversa fiada de que são times pegadores!
Devido a esta distorção de foco hoje se escuta no estádio jovens dizendo que jogar bem não interessa !O que vale é chegar junto e mostrar quem manda aqui !
Somos responsáveis pela cultura futebolística que deixaremos aos nossos filhos. É lógico que marcação é importante,porém, o príncipio do esporte é de que as equipes que jogam melhor e dominam seus adversários,,geralmente vencem seus jogos.
João Munari
A foto acima diz muita coisa. Quando a vida apresenta-se confusa e muitos parecem ter culpa por tudo é preciso POSTURA E DIGNIDADE!











Na reta final da Copa do Brasil a tendência é que iremos precisar de toda a competência da nossa zaga.Serão jogos marcados pela dramaticidade e o único momento em que desviaremos o olhar será para encher o copo novamente.Nossa zaga com Indio e Alvaro tem tudo para causar segurança ao resto do time.Aliás segurança era um dos nossos alicerces na década de 70. O mundo esportivo ficou perplexo quando o Internacional anunciou que jogariam juntos,em Porto Alegre,FIGUEROA e MARINHO PEREZ.
Vivemos momentos intensos nesta reta final de Copa do Brasil. Sei que o nível de dificuldades aumentou muito,mas sigo achando que voltamos a dar baloês da zaga para o ataque e que D'Alessandro segue em crise técnica.Devemos reprisar jogos da reta final da Copa Sul Americana e alguns grenais quando jogávamos próximos ,com no máximo 2 toques cada um e chegando com 8 ou 9 no ataque,transformando num inferno a vida dos adversários. Por falar nesta eletrizante competiçâo, um fato esquecido por muitos:o nosso falecido centroavante Gerson (agachado no meio) é o maior artilheiro da história da Copa do Brasil,voce sabia disso? Ele foi goleador da Copa em 89,91 e 1992,quando fez 9 gols pelo Colorado . Moreu em 94 de Toxoplasmose,apesar do forte indício de que a AIDS já vinha debilitando o nosso centroavante.O Gigante da Beira Rio e o Couto Pereira. O time que irá a final da Copa do Brasil será o vencedor do confronto que se aproxima. E este confronto acontecerá nestes 2 estádios. Ainda está marcado a ferro o sacrificio que foi passar pelo Flamengo. Para ser campeão da Copa do Brasil vai a minha opinião: precisamos nos reinventar. D'alessandro segue isolado e em crise tecnica, Taison some durante os jogos,Danilo ou Bolivar são limitados tecnicamente,portanto,sem saída pela direita.Independente do adversário, o próximo jogo sempre será o mais dificil. TIMES QUE JOGAM SOMENTE NA SUPERAÇÃO NÂO LEVANTAM TAÇAS. Não devemos nos enganar e acreditar que forças divinas estão nos levando ao título. Precisamos melhorar muito tecnicamente e nos reecontrar coletivamente. E haja coraçâo!Dá-lhe colorado!
Mais um grande jogo aproxima-se. Um jogo em que toda a experiencia deve ser aproveitada.
Devemos lembrar dos nossos maiores mestres, Rubens Minelli e Enio Andrade. Seus times eram rápidos mas nunca afoitos. Temos um time veloz e técnico, vivemos uma era de conquistas, mas times do porte de um Flamengo, sempre são perigosos.
Uma questão que o Tite terá que estudar: Nesta véspera de grande jogo como seria bom um bate papo entre Tite, Rubens Minelli e Enio Andarde. Toda ajuda sempre é bem vinda. Guardadas as proporçôes de times e épocas, vivemos um momento de triunfo e confiança total,até no nosso atual treinador. Boa sorte alvi rubro!
A frustaçao da torcida colorada frente aos campeões carioca e paulista não têm muito fundamento.As oscilações costumam ocorrer durante o ano. Mesmo a lendária equipe dos anos 70,derrapou feio e,pior, contra equipes de pouquíssima expressão. Esta grande orquestra que você vê na foto tinha jogadores campeões de libertadores,de mundial interclubes e jogadores que disputaram Copa do Mundo. Pois este esquadrão foi a Caxias do Sul pela 4.rodada do campeonato brasileiro de 1976 e perdeu de 2X1 para o Caxias !!Um jogador destes seria muito importante num jogo de Maracanã.Estreou no Internacional em 1974.Até a subida para os profissionais era,acreditem,ponta direita nos juvenis.Embora muitos digam que o meio campo mais tecnico da década de 70 tenha sido Falcão,Paulo Cesar e Escurinho, foi somente com a entrada de Caçapava de centromédio que aquela lendária equipe azeitou de vez liberando Falcão e Paulo Cesar para armar. Era um jogador muito forte,marcador implacável e errava poucos passes.Rivelino na semi final de 75 disse que se impressionou com a vitalidade e como Caçapava "bufava" perto dele.Um dos nosso maiores centromédios foi o grande destaque naquela mágica tarde no Maracanã ao lado de Paulo Cesar(como chamávamos Carpegiani aqui no sul) quando vencemos o Flu por 2X0 na semi final .
É sobre Caçapava a famosa frase de Figueroa:" Com Caçapa na frente da área jogo tranquilo até os 40 anos!"
Na véspera de um jogo terrível contra o Santa Cruz de Recife, que era um grande time nos anos 70,Falcão e Caçapava ficaram no mesmo apartamento na véspera do jogo .Falcão sabia que se o Inter não anulasse Ramon,o maior jogador do Nordeste,poucas seriam as chances coloradas.Quando Caçapa retornou do banheiro Falcão desligou o rádio e deixou o búfalo intrigado:Ué! O que houve? Nada não ,disse Falcão .É este tal de Ramon que fica dando umas entrevistas para te chatear...Disse que nunca ouviu falar de Caçapava e que deve apenas ser mais um bobo no futebol...Naquela noite,conta Falcão,Caçapava não falou mais.Na hora do jogo os dois times em campo e o olhar de Caçapava fixo em Ramon que dava entrevistas ás rádios.
Bem,quando o árbitro apitou o inicio de jogo a bola foi lançada para Ramon que foi violentamente arremessado para fora de campo.Os jogadores colorados correram e assistiram ainda Caçapava urrando na cara de um apavorado Ramon: ME RESPEITA FILHO DA ... POIS NA PRÓXIMA TE MATO! O Internacional venceu o jogo por 2X0 e a atuação de Ramon foi considerada discreta pela imprensa local.
Caçapava deveria ser lembrado e melhor atendido pelo clube que ele tanto amou.
Os tempos são outros ,sei, mas, em jogo de Maracanã lotado é hora de vermos toda a eficiência e maturidade do promissor volante Sandro.Acho que muito de um jogo entre Flamengo e Internacional passa por aí.
Joao Munari