segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
OS ESQUECIDOS EUCALIPTOS DO GIGANTE
sábado, 27 de novembro de 2010
MKT NAS CAMISETAS,ATÉ QUANDO?
terça-feira, 2 de novembro de 2010
O INTER DE 1974
Amigos,
Por uma obrigaçao histórica precisamos resgatar este super campeão. Na foto acima aparece aquele que ,para muitos, é considerado o melhor meio campo da história recente do Internacional. Digo recente, pois assim considero o futebol jogado dos anos 70 para cá.FALCÃO,CARPEGIANI E ESCURINHO.
Pois este time foi mais do que campeão invicto,foi campeão vencendo TODAS as partidas daquele campeonato disputado de agosto a novembro de 74. Escurinho foi o goleador do campeonato.
Naquele ano de 74 revistas como a Placar e Manchete já destacavam que mais cedo ou mais tarde o Colorado Gaúcho seria campeão tambem do Brasil!
Tais fatos foram lembrados no Programa "Bem Amigos desta segunda,3/11.
Para o ano da primeira grande conquista,1975, o time receberia os acrescimos de Flavio,Hermínio e Caçapava.
*Da foto acima,7 jogadores passaram por seleções. Ainda bem que estavam do nosso lado..
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
PEDRO CARNEIRO PEREIRA,o narrador das emoçoes
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
FLORINDO,O GIGANTE DE ÉBANO
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
ADEUS AO TEMPLO DOS EUCALIPTOS
Nosso velho estádio das glorias contadas por nossos pais passou longos anos na UTI.Quando lá joguei com 13 anos,já não havia grama e apenas um único chuveiro funcionava após os treinos para uma legião de adolescentes.
Me criei com as histórias de épicas conquistas que meu pai descrevia sobre os grandes times colorados das décadas de 40 e 50.Da mesma maneira que conto para o meu filho as grandes conquistas dos anos 70,época da minha infância.
Jogadores como Florindo,Nena,Salvador,Tesourinha,Carlitos,Larry entre outros vários, seriam milionários no atual futebol europeu.Independente de época.
Agende um pequeno espaço na sua agenda.Pode ser num jogo de domingo. Antes de ir ao Gigante ,passe pelos Eucaliptos e preste a sua última homenagem. Se você tem filho então isto é questão de obrigação. Mesmo que você não tenha visto jogos nos Eucaliptos eles merecem esta aula de cultura sobre o que representou o nosso velho templo da bola.
A ironia irá ocorrer quando o estádio for demolido e um novo empreendimento se erguer no local. Muitos de nós, colorados, irá parar num sinal próximo ao velho estádio sem se dar conta que ali perto o Internacional viveu boa parte da sua história.
O sinal irá abrir e você irá arrancar impaciente rumo aos seus compromissos.
"Olhos no futuro mas com raizes fortes"
João Munari
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
BI LIBERTADORES E RUMO AO BI MUNDIAL
Sonhávamos com glórias alvi rubra,mas nem em mesa de bar,após várias rodadas de Chopp, sonhávamos em atingir tal esplendor!
sábado, 31 de julho de 2010
UM ESTADIO INTEIRAMENTE VERMELHO
quarta-feira, 7 de julho de 2010
GIGANTE DA BEIRA RIO,ONTEM E HOJE
sábado, 5 de junho de 2010
ALVI RUBROS NA COPA DE 74
Como a Copa do Mundo está chegando,resgatei estas fotos que deixam claro o que era o time colorado naquela decada de 70. Imaginem a nossa mídia esportiva hoje se o Internacional contribuísse nesta copa com dois jogadores.E titulares!
Força colorado,recupere seu encanto e nos traga o sorriso de volta!
Abraço,
Joao Munari
quarta-feira, 26 de maio de 2010
O BEIRA RIO COMO ERA (parte1)
sexta-feira, 21 de maio de 2010
A GUERRA DE QUILMES
sábado, 15 de maio de 2010
BIRA BURRO E ALECSSANDRO
O apelido foi lapidado segundo algumas pérolas. Numa delas perguntado sobre o que queria conhecer em Roma lascou:"Quero conhecer a Loba que amamentou Romeu e Julieta!"
Após ganhar um Motorádio como craque do jogo disse:"A moto darei ao meu pai,mas o rádio fica com a minha mâe!
Após o primeiro salário recebeu á ligação da mâe do Batista (grande meio campista e pouco valorizado nas histórias da bola). Convidou-o para almoçar e tornou-se sua mãe gaúcha.Aplicava todo o seu salário e investia em imóveis na capital gaúcha. Graças a isso,Bira pode formar os dois filhos em faculdade particular e ter uma vida estruturada.
Era um centroavante raçudo de muita força física. Trombava com zagueiros mas fazia muitos gols.
O que isso tem a ver com o Alecssandro?
O Bira fez muitos gols ,foi Tri Campeão Brasileiro invicto e a torcida o vaiava muito. Ele era muto xingado em todos os jogos. Hoje "suportamos" resignados ao ver um centroavante insosso que raramente chuta,pouco se movimenta e geralmente é omisso em campo.
Estou sendo muito duro?
Então observem: nunca se antecipa aos zagueiros e sempre está cabisbaixo.
Conclusões:
1-O mercado de bons centroavantes está em baixa, por isso esse conformismo com o Alecssandro;
2-Nossos dirigentes mostram-se incompetentes em contratar um bom número 9;
3-Nosso padrão de exigência era muito alto na década de 70.
Minha opiniâo?
As 3alternativas estão corretas.
Oremos
João Munari
segunda-feira, 26 de abril de 2010
SACI PERERÊ,NOSSO ESTIMADO MASCOTE!
segunda-feira, 12 de abril de 2010
O BRASIL DE 82 E O FUTEBOL ATUAL
Como não sou(e não devemos ser) torcedores de resultado, fico com um dado que parece-me definitivo: todos que se propuseram a escrever um livro sobre as maiores seleções de todos os tempos, incluem a Seleção Brasileira de 82,mesmo que aquela não tenha vencido a copa.Aliás, Milton Leite ,narrador e apresentador do "Bem Amigos" é mais um que chega a Porto Alegre para lançar um livro sobre a História das maiores seleçoes brasileiras e inclui a de 1982 no rol das vencedoras.
Hoje temos um marketing avassalador que levanta a carreira dos mais suspeitos jogadores. Mesmo com este marketing agressivo temos dúvidas sobre a qualidade dos laterais e dos volantes de contenção.Todo mundo sabe que Kaká é muito bom,porém, você que acompanha futebol há algum tempo acha sinceramente que este é aquele jogador que diz"bola em mim"!?
Não quero comparar as seleçoes mas afirmo que somente Valdir Peres não estaria no atual grupode operários de Dunga.
Zico e Falcao afirmam e como integrantes da galeria dos 20 maiores jogadores de todos os tempos ,temos que dar credito:
"Para o bem do futebol , o futuro dirá que a Seleçao de 82 ensinou muito mais
do que algumas seleções que venceram sem brilho e pouco acrescentaram para a cultura do futebol".
Nos empilhavamos em frente a tv em 82 para ver um futebol de alta tecnica. Somente posso aceitar o chute de bico se for dado por um jogador do meu time,afinal,na realidade dos clubes é preciso superação extrema para atingir as conquistas.Na Seleção,quando alguem chegar para quebrar eu espero um lençol categorico do nosso jogador e que esse saia jogando com naturalidade.Assim fui criado e assim serei sempre. Na seleção quero os diferenciados.
Guardadas as gigantes proporções da realidade colorada, afirmo que o problema atual colorado é a desesperança. A atual cultura colorada está contradizendo a nossa história. Temos jogadores disciplinados taticamente que jamais ousariam uma jogada diferenciada. Todos são bons moços.
Não posso tolerar que enfrentando um Ipiranga destroçado no 2. tempo o nosso time fique tocando a bola para os lados,em pleno Beira Rio,esperando o tempo passar. ISTO É UMA MEDIOCRE FALTA DE AMBIÇÃO! Serve apenas para justificar o futebol dos medianos e acomodados.
Encerro com a sábia frase do Paulo Roberto Falcâo: " Não sou contra as equipes que ganham de 1X0,apenas sou a favor daquelas que vencem por 1X0 jogando um futebol convincente.."
Boa semana
João Munari
sábado, 3 de abril de 2010
A HOLANDA E O FUTEBOL ATUAL
domingo, 14 de março de 2010
A HUNGRIA E O FUTEBOL ATUAL
sexta-feira, 12 de março de 2010
ESTRANHAS ESTRATEGIAS DO MKT COLORADO
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
AILTON CORREA ARRUDA, O LENDÁRIO MANGA
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
A FORNECEDORA NO CENTRO DAS DECISÕES
Quem decidiu a mudança nos simbolos? Os clubes ou a Reebok?
O maior sambista da história de Sao Paulo ,Adoniran Barbosa, completaria 100 anos neste carnaval. As patrocinadoras do carnaval paulista ( que decidem os temas ) não homenagearam o autor de "Trem das Onze " e "Iracema" alegando outras estrategias de mkt...outra punhalada na história.
Quando o mkt colorado anunciou o novo emblema colorado ,um dos argumentos apresentados era o de obter maior penetração em outros mercados e trazer maiores dividendos ao nosso clube. Alem disso, o nosso clássico emblema era confundido no exterior com "Porto Alegre" e as iniciais SCI não eram claras no mercado internacional,etc..
Num primeiro momento,até por ser um tema novo, a estrategia foi muito bem recebida e mostrava-se muito bem elaborada.
Eis que um amigo,o Ico,ou Joal para alguns, alertou-me que o simbolo do Cruzeiro,que casualmente tambem é Reebok, mudou e ficou com um desenho muito parecido com o colorado.
*Conclusão alarmante: então a estratégia é da Reebok e não dos clubes!!
A questão que fica é intrigante: até onde vai a influência da"parceira" dentro do Conselho Deliberativo de 2 dos maiores clubes brasileiros, a ponto de alterarem estatutos e mudar até o simbolo dos clubes?
Chego a conclusão de que os nossos clubes terceirizaram por completo tudo que diz respeito a imagem (emblema e uniformes).
Pode parecer radicalismo,porém, com a atual liberdade de decisões,não duvidem se ainda tivermos o nosso emblema na manga ou nas costas.Argumento? Estratégias de marketing....
Desperte Conselho Deliberativo!
Boa semana.
João Munari
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
SPORT CLUB REEBOK
sábado, 6 de fevereiro de 2010
ESTÁDIOS VERMELHOS
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
O MKT ALIADO A HISTÓRIA DO CLUBE
Naquele distante ano de 1959 realmente os tempos eram outros. Não havia a necessidade de faturarmos vendendo a frente da nossa valorosa camiseta. Da mesma maneira, não precisávamos vender espaços nas mangas e nas costas,hoje ocupadas por letras garrafais..
Naquela festa do cinquentenário nosso time foi a campo com um uniforme inteiramente branco.O vermelho aparecia nos punhos,na gola e nos números.Tudo com um toque de classe e categoria,bem como exigimos de um clube com a grandeza do Internacional.
Hoje,ainda não podemos votar na escolha do uniforme colorado,portanto,aguardemos. O marketing apresentou um uniforme bonito e discreto em 2009. Ainda bem que superamos aquela fase de aspas e adornos ao melhor estilo mexicano de alguns anos atrás.
A única coisa que penso estou vendo no Flamengo: o clube irá lançar uma camiseta azul e amarela. Terá aliado as necessidades do mkt em promover e vender camisetas com a história ,afinal foi um clube de regatas há décadas atrás.
Viram? Mkt ,avanço tecnológico e história do clube. Tudo andando na mesma direção.
Enquanto isso, sobre o uniforme da Libertadores,paira grande expectativa !
João Munari
TRANQUILA VITORIA ALVI RUBRA
Acho que tudo já se disse sobre o clássico,portanto, deixo apenas a minha impressâo final:
o grenal foi tranquilo, acho que já a partir dos 10 minutos iniciais amarramos qualquer chance de vitória por parte dos azuis. O jogo transcorreu sereno.
Pode parecer arrogância,mas acho que a única coisa que nos faltou foi matar o jogo antes e esperar o tempo passar.
obs* Quse 10 anos invictos em grenais pelo campeonato gaúcho...Será um sinal de que o clássico aproxima-se do fim?
Joao Munari